quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Renascer


Voltar a escrever, assim como deve ser, reviver aquele momento que me fez mergulhar num mar da criação, do livre pensar, do não ter tempo nem hora para suas obrigações. Que saudade! E com esta nostalgia, voltei para minha ilha. Sim, onde tudo começou e, este blog se fez real, após aquele encontro comigo mesmo no local abençoado, onde quem tem muita preocupação pode passar mil vezes por lá, mas nunca vai perceber sua tamanha beleza!

Pois bem, voltando da academia, me senti atraído como que num magnetismo para pensar na vida e refletir tudo que se passou desde alguns tempos para cá. A vida de ninguém é fácil, porém cabe a nós mesmos decidirmos se a estrada será árdua ou terá belas paradas para visualizarmos e renovarmos nossa energia e, o melhor de tudo: é de graça! Pois bem, a primeira reflexão que me veio foi exatamente essa: agora formado, bacharel em Administração com ênfase em Comércio Exterior, você resolveu começar a “dar aula”? Mas, você deveria estar administrando uma grande empresa, gerenciando pessoas, chefiando uma área! Ou até importando e exportando mercadorias, fechando negócios milionários! É... Realmente as possibilidades eram muitas e provavelmente se houvesse optado pela carreira promissora eu estaria já com belas aquisições!

Mas do que me valeria? Bom, não que o dinheiro não seja algo importante neste mundo, mas será que eu haveria aprendido tudo que aprendi exatamente por não tê-lo? Será que eu valorizaria uma boa caminhada comigo mesmo no parque para refletir sobre os problemas das formigas que ali estão? Provavelmente não, mas, a sociedade olharia com bons olhos o rapaz formado e que está em franca evolução em sua carreira profissional, rapaz!

Agora vejo o quão certo eu escolhi. A magia da vida não está na imagem que se passa para uma sociedade que muitos de seus valores estão invertidos; a beleza da vida não é desfilar e esbanjar o que tem; a alegria de viver não é saber que se está escravo do tempo e ser apenas importante para os outros... Não! Temos de ser importantes para nós mesmos também! Temos de valorizar nossos mais íntimos talentos, temos de admirar a Natureza e agradecer por cada dia de vida vivido com humildade de que somos muito pequenos, porém com capacidades de melhorar muito, como por exemplo, a vida de alguém que está próximo a nós.

Este sim deveria ser o trabalho de cada pessoa viva que anda neste planeta, tornar a vida de seu próximo mais bela e o planeta em que vive um lugar mais acolhedor. Não importa qual teu cargo hierárquico, o que importa é o amor dedicado em suas ações. Tenha uma vida que edifique caminhos e por onde passe derrame alegria e gosto ao que faz. É claro que machucamos, ferimos sentimentos, nós somos falhos! Mas é buscando ser melhor que ontem é que chegaremos a uma verdadeira evolução de moral e caráter no hoje.

 Após este diálogo, fui chegando próximo à ilha e lá me deparei com uma cena triste, muitas árvores com seus galhos cortados e que ainda não haviam sido retirados, isto dificultava a passagem e parecia que o local estava bastante abandonado e com um aspecto não tão bonito quanto o parque como um todo. Então resolvi ficar na ponte, observando a água que corria suave e molhava alguns dos galhos caídos que ali estavam, deixei me envolver naquele ambiente e quem passava, eu buscava ficar invisível porque aquele espaço era meu e queria conversar somente comigo. Neste momento chegaram algumas mensagens, respondi-as e voltei a focar minha atenção na paisagem, foi quando ouvi alguns aplausos e várias crianças que estavam na Praça ao lado, começaram a se levantar e ir em direção a um ônibus da prefeitura, provavelmente elas estavam agradecendo ao passeio e eu fiquei encantado de que alguém se preocupou em levá-las a um local que é somente Natureza, lá provavelmente devem ter aprendido algo sobre meio ambiente e batiam em retirada a sua escola. Mais uma vez deu aquela saudade dos velhos tempos! Mas nunca é tarde para rever amigos e ficar horas conversando sobre a vida, por isso, não devemos deixar o tempo passar, antes que seja tarde demais (bem clichê, mas de profunda verdade).

Voltei minha atenção à ilha, quando um casal passou despercebido pela pista de caminhada e os pássaros iniciaram seu canto. Foi aí que resolvi adentrar na ilha e como da primeira vez, sentar próximo a uma árvore e fotografar o momento. E não é que coisas extraordinárias acontecem assim? Um cachorro começou a pular e brincar com a água na outra margem e depois rolou na grama! Ora, mas todos os cachorros fazem isso! É verdade, mas em quantos você repara e se contenta em presenciar o ocorrido? Quantas vezes chega à tua casa e vê teu cachorro abanando o rabo e você valoriza ter o animal contigo? Esta é a diferença crucial entre o saber e o sentir. Muito fácil saber sobre algo, agora sentir vai muito além. Por isso não dê valor apenas ao conhecimento adquirido, mas o ponha em prática e veja que nossa vida é repleta de coisas simples e que se dermos o valor real a elas, seremos gratos não pelo dinheiro que lutamos em conseguir, mas pela oportunidade de podermos sentir a leve brisa que nos toca o rosto e faz ver que estamos vivos e prontos a aprender com cada passo dado.

Depois disto, o dito cão veio me fazer companhia, junto com uma formiga que subira em minha mão, passei alguns minutos ali pensando em como somos pequeno diante da imensidão do mundo e tem gente se achando enorme por aí! Isso aí, esta deve ser a graça na vida, vermos que somos tão pequenos, mas tão pequenos que achamos que somos grandes! Aliás, ser gente grande não é legal! Deixar de interpretar a subjetividade da vida não é positivo e por mais abstrato que pareçam nossos sentimentos, eles são reais para nós! E devemos nos jogar e aceitar cada novo obstáculo que a vida nos impõe com um sorriso no rosto e a alegria de viver e vencer, pois se nos debilitarmos e jogarmos a toalha é provavelmente este o resultado que obteremos de nossas ações. Sejamos mais firmes e confiantes por maior que sejam os desafios, pois nada no mundo é maior do que a coragem que podemos ter dentro de nós em nós mesmos. A mente é poderosa, infelizmente não sabemos utilizá-la, quem sabe um dia!

Já havia passado algum tempo e resolvi ir embora, pensar mais na vida e como dito anteriormente, manter a positividade e tentar ser melhor que ontem, pois se assim o formos, com certeza, esse planeta vai deixar de ser um local onde vemos tantas atrocidades e, se acontecem é porque alimentamos isto, então mudemos nossa forma de pensar e busquemos ser pessoas melhores!

Um Fraterno Abraço,


Nenhum comentário:

Postar um comentário